sábado, 20 de junho de 2015

JOURNEYMAN SMITH - JS

Olá amigos,

Gostaria de compartilhar com vocês um pouco dessa maravilhosa aventura..

A história começa...
Quando comecei a participar de feiras de cutelaria no ano de 2009, ja ouvia algo sobre a ABS-american bladesmith society. Mas não dava muita atenção.O tempo foi passando e a carreira fortalecendo com um prumo para o norte, a história americana foi se apresentando cada vez mais forte em minha profissão. Comecei a pesquisar sobre a ABS, e vi que o grande esforço era para preservar a arte do aço forjado em sua essência, mais pura e nobre.. me cadastrei no ano de 2012 para então fazer parte dessa grande família de forjadores. Que em sua hierarquia sao divididos como: iniciantes, Journeyman smith e Master smith.
Com 3 anos de casa, me foi concedida a oportunidade testar meu conhecimento e a qualidade de minhas facas. Para que se aprovado fosse receber a graduação de Journeyman smith.
Para essa graduação são necessários além dos 3 anos de casa, mais 2 etapas que são:

1º Etapa: Um Master Smith deve ser aplicar um teste, onde o aspirante deve apresentar sua faca dentro das dimensões minimas e máximas, devendo a mesma ter a lâmina forjada.
Depois de aprovada a faca pelo Master Smith, o pretendente ao título deverá cortar vigas de madeira, corda de sisal de 1´´ de diâmetro, após os cortes a faca deverá ter fio suficiente para raspar pelos do braço com o minimo de esforço. Feito isso a faca deve ser presa pela ponta (30% da lâmina) em uma morsa e entao dobrada a 90º. A mesma nao pode quebrar-se.

Em meu caso.... Após a chegada em Nova Petrópolis, fui até a oficina do Master Smith Rodrigo Sfreddo, que recebeu-nos com muita alegria e cordialidade.
Fomos ao teste...3 blocos de madeira cortados... 2 pedaços de corda cortadas... pelos depilados.. faca analisada... mais madeira cortada...mais corda cortada... mais pelos cortados...UFaaaaaaaaa... passou sem nenhuma dificuldade pelo teste de corte. Agora então a dobra..................com um pouco de força, chegamos aos 90º . Aplausos recebidos do Mestre, sinalizando que tudo fora perfeitamente executado!
O cerificado do teste então fora assinado pelo Mestre Rodrigo Sfreddo, para ser apresentado posteriormente na 2º fase.
























2º FASE: O aspirante a Journeyman smith deverá, num prazo de no minimo 6 meses de antecedência, apresentar sua certificação de teste de corte aos organizadores da ABS-Americam Bladesmith Society, para que possa então apresentar-se para a 2º fase.
Fase essa onde o cuteleiro deverá apresentar-se em hora e local determinado , apresentando 5 facas de sua autoria, de lâminas forjadas em aço carbono e acabamento acetinado, que serão Julgadas por uma banca de Masters smiths.
Caso a banca aprove as facas, sem encontrar defeitos por menores que sejam, o aspirante receberá a certificação/graduação de Journeyman smith - JS.




Em meu caso... Depois de uma longa e cansativa viagem até os EUA- chegamos em Atlanta-GA, um lugar maravilhoso.
Alguns dias de descanso e passeios... chegou então a 6º feira... dia do julgamento.
Chegamos cedo ao Local onde se realiza o BLADE SHOW, por volta de umas 7:30 AM.
Logo as portas se abriram para que pudéssemos expor sobre a mesa as facas a serem testadas. Levei junto o certificado recebido pelo teste de corte e também apresentei a faca do teste de corte.
7 masters entraram na sala..a porta foi fechada... meu coração começou a bater forte.. muito forte..Eramos 15 candidatos à Journeyman...o tempo foi passando e comecei a me enturmar e conhecer novos amigos, que diga-se de passagem.. pessoas maravilhosas.
Mais de 1 hora depois, a porta se abriu e os cuteleiros começaram a ser chamados um por um...chegou então minha vez..ao entrar por entre as portas.. me deparo com quem??? Kevin Casey -MS , pessoa maravilhosa que me presenteou com um sorriso largo e farto e um abraço apertado, saudando então o novo Journeyman smith- Dionatam Franco.
Me senti repleto de felicidade, após breve explicaçao do MS Kevin Casey, sobre como foram julgadas minhas facas , que obtiveram 100% de aprovação dos 7 masters.
Eu precisava dividir essa alegria com as pessoas que me acompanhavam... ao sair pela porta, fui ovacionado.. que momento!!! pelo caminho fui abraçado pelo meu querido amigo Paulo Mouzinho, que chorando de alegria me parabenizava. Logo em seguida Silvana Mouzinho me abraçou forte. chegou então o momento de abraçar minha amada esposa Filó Franco.. que emoção, que sensação boa sentimos ao nos abraçarmos.
Que sensação indescritível de missão cumprida, que momento maravilhoso!!!

Apresento-lhes as 5 facas do meu teste de graduação para Journeyman Smith.








































Gostaria de fazer um agradecimento Especial, primeiramente  à minha esposa Filomena Franco que é a base de minha vida e alegria.. Meu avô Benedito Franco que é meu ídolo maior. Minha família. Também aos meus amigos que acreditam e investem em meu trabalho, pois sem vocês não haveria maneira de eu chegar até aqui. Obrigado!Obrigado! Obrigado!

2 comentários:

  1. Cara, só de ler arrepiei inteiro deve ter sido phodástico!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Cara, vi seu trabalho através do instagran esses dias. Depois de ver seu trabalho aqui, e ler sua história, me emocionei. Faz um belo trabalho. Não deixe essa arte morrer!

    Parabéns!

    ResponderExcluir